PF de Campinas cumpre mandados de operação que investiga fraudes na concessão de benefícios do INSS

Trabalhos começaram em 2019, quando um servidor foi preso por suspeita de cobrar propina. Nesta quarta são cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) dois mandados de busca e apreensão da Operação Teleworking, que investiga crimes contra o Ministério da Previdência Social.

Os trabalhos têm relação com a operação inciada em 2019, quando um ex-servidor do INSS foi preso por suspeita de cobrar propina para liberar benefícios.

Relembre e confira abaixo detalhes dessa nova etapa:

🔎 O que mostram as investigações: de acordo com a polícia, foi constatado que o ex-servidor atuou diretamente em 248 procedimentos administrativos entre 2015 e 2019, sendo que há indícios de ilicitudes em ao menos 39 deles. O homem era servidor do órgão há 13 anos e trabalhava na agência Amoreiras.

💰 Outros crimes na previdência: a partir de uma análise realizada por meio do Núcleo de Inteligência da Coordenação Geral da Inteligência Previdenciária (NUINT/CAS), após a prisão, foram coletados indícios da prática de outros crimes. Entre eles estão:

inserção de dados falsos em sistemas de informações
corrupção passiva
advocacia administrativa
indícios de envolvimento de outra pessoa, que teria praticado crime de corrupção ativa
🚔 Novas buscas: essa etapa da operação foi autorizada pelo juízo da 1ª Vara Federal de Campinas e se direciona a endereços residencial e comercial ligados a segunda pessoa que estaria envolvida.

💸 Prejuízos: Não foi calculado, até o presente momento, o montante do prejuízo causado.

O nome da operação é uma alusão a forma como os investigados conversavam. A Polícia Federal afirma que eles usavam o WhatsApp para combinar e direcionar as práticas, que tinham como objetivo conceder benefícios previdenciários de forma fraudulenta.

Para isso, faziam a inserção de dados falsos no sistema do INSS e realizavam atendimentos sem agendamento ou mesmo com a ausência de documentação comprobatória.

By Alessandra Gomes

Deixe um comentário

Confira!