Polícia indicia três torcedores do São Paulo após tumulto em estação de trem em Pinheiros

Briga aconteceu após jogo contra o Vasco no Morumbi no sábado (20). Nas redes sociais, testemunhas disseram que ônibus com torcedores do time carioca pararam no local e jogaram pedras nos torcedores do São Paulo. Não houve feridos graves.

Os três homens que foram presos em flagrante no sábado (20) após o jogo do São Paulo contra o Vasco, no Morumbi, prestaram depoimento e foram indiciados pelos crimes de perigo de desastre ferroviário, incitação de violência e tentativa de lesão corporal.

Segundo o delegado Cesar Saad, durante entrevista coletiva, os três detidos são da torcida organizada do São Paulo. Um deles já é conhecido da Polícia Civil por causa de confrontos com outras torcidas.

Os torcedores, de 24, 29 e 33 anos, foram detidos dentro da estação de trem Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, na Zona Oeste da capital paulista.

Após o término da partida, segundo a polícia, as torcidas organizadas estavam sendo escoltadas no trajeto de retorno pela Tropa de Choque da Polícia Militar e pelos agentes da concessionária que administra as linhas 8 e 9, da CPTM.

Seis ônibus vieram do Rio para São Paulo com torcedores do Vasco e, na capital paulista, se juntaram a outros que foram escoltados ao estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital. Ao fim da partida, um dos ônibus saiu do comboio, desviou o caminho e encostou na pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castello, junto à estação Pinheiros, onde foi visto pelos torcedores são-paulinos.

A alegação é que tinha aparecido um problema mecânico no ônibus. No entanto, a Polícia Civil não acredita nesta versão e investiga se houve um pedido específico dos torcedores para que o motorista saísse do trajeto previsto. Até porque, logo após a polícia conseguir controlar a confusão, o coletivo seguiu viagem sem problemas.

Os torcedores do Vasco foram, então, contidos pela Polícia Militar. Mas os são-paulinos tentaram agredir os adversários e passaram a incitar a violência contra os funcionários da estação, atirando pedras, rojões, bombas e divisores de fluxo de passageiros. Por causa do tumulto, houve uma interrupção na circulação dos trens durante cerca de 40 minutos. Não houve feridos graves.

“O que mais conta aqui é esse trabalho preventivo que a gente faz. Os torcedores foram ao Morumbi escoltados, não houve nenhum incidente. Durante o jogo também não houve qualquer intercorrência. Na saída, um ônibus acabou se desgarrando do comboio para buscar o confronto com os torcedores do São Paulo”, afirmou Saad.

Segundo ele, os envolvidos serão responsabilizados não só pelo confronto, mas também por associação criminosa, caso fique confirmado que a briga foi premeditada pelas torcidas.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), que irá analisar as imagens do circuito de monitoramento da estação para identificar os demais torcedores envolvidos no tumulto. Também foram solicitados exames periciais ao IML e ao IC para o local.

Nas redes sociais, testemunhas relataram que ônibus da torcida do Vasco pararam na frente da estação e os torcedores jogaram pedras nas pessoas que estavam no local. A confusão teria começado por volta das 22h30.

Em nota, a ViaMobilidade informou que “às 22h36 de ontem (20), a equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) registrou desentendimento entre torcedores na Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Os agentes contaram com o apoio da Equipe Tática da concessionária, que sempre atua em situações que concentram grande volume de passageiros, como jogos de futebol e shows. A PM foi acionada e três pessoas foram encaminhadas ao 14°DP, onde foi registrada a ocorrência. Não houve feridos. A operação na Estação Pinheiros foi normalizada às 22h56”.

O São Paulo venceu o Vasco por 4 a 2, em um jogo assistido por 57 mil pessoas no estádio do Morumbi.

By Alessandra Gomes

Deixe um comentário

Confira!