Luxemburgo rasga elogios a Biro, joia do Corinthians, e reclama de ida para Seleção: “Endrick não foi”

Técnico exalta jovem de 19 anos, que pode desfalcar o Timão por até dez jogos por causa do Mundial sub-20: “Ele é um jogador interessantíssimo”, avaliou o treinador

O meia Guilherme Biro, joia do Corinthians de apenas 19 anos, chamou a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo em sua primeira semana de trabalho no clube. Porém, o jogador não ficará à disposição pelas próximas semanas. Nesta terça-feira, ele é aguardado na Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção brasileira sub-20 irá se preparar para o Mundial da categoria.

A convocação fará com que Biro desfalque o Corinthians por até 10 jogos, fato que desagradou a Vanderlei Luxemburgo.

– Ele é um jogador interessantíssimo, joga por dentro e por fora, na esquerda e na direita. Na primeira jogada que ele fez (no segundo tempo do empate com o Fortaleza) ele quebrou linhas, isso é fundamental no futebol. Depois ele deu um tapa e achou o Róger de primeira. Eu cheguei agora, se tivesse chegado um pouco antes, iria pedir para que ele não fosse. O Endrick (do Palmeiras) não foi – destacou o treinador, que ainda prosseguiu:

– Estamos fazendo um processo de renovação, dando oportunidade para os jovens, eu gosto disso, e jogador com a cara do Corinthians. Isso é importante. Ele é um jogador diferente, que vai dar muitas alegrias ao Corinthians. Ele vai para a Seleção, se eu pudesse, ele ficaria. Só não entendo porque o Endrick está ficando e é um jogador que levariam para a seleção naturalmente… Se pudesse (ficar), seria bom.

A pedido de Luxemburgo, o Corinthians voltou atrás e não liberou o atacante Pedro para a Seleção sub-20, fato que desagradou a CBF. Antes da convocação, o clube havia sinalizado que cederia ele, Biro e Giovane, atacante também convocado.

Por conta do Mundial Sub-20, Biro pode desfalcar o Timão nas seguintes partidas:

11/5 – Botafogo (F) – Brasileirão
14/5 – São Paulo (C) – Brasileirão
17/5 – Atlético-MG (F) – Copa do Brasil
21/5 – Flamengo (F) – Brasileirão
24/5 – Argentinos Jrs (F) – Libertadores
28/5 – Fluminense (C) – Brasileirão
31/5 – Atlético-MG (C) – Copa do Brasil
3/6 – América-MG (F) – Brasileirão
8/6 Independiente del Valle (F) – Libertadores
10 ou 11/6 – Cuiabá (C) – Brasileirão
O duelo da última segunda-feira foi o primeiro de Biro entre os profissionais do Corinthians nesta temporada. Em 2022 ele já havia atuado duas vezes pela equipe principal do Timão.

Nos treinos, o jovem deixou boa impressão em Luxemburgo:

– Ele é velocista, gosta de espaço, a nossa proposta não era marcar adiantado, era marcar da intermediária para trás, para ter bola […] O Biro é bom quando tiver espaço para ele no mano a mano. Tem 17 anos, segundo (sic) jogo no profissional, mas vai jogar mais vezes, vai começar a entrar, vamos botar ele para jogar.

Cria da base corintiana, Biro teve suas primeiras oportunidades no elenco profissional com Vagner Mancini, em 2021, quando tinha apenas 16 anos, mas não chegou a estrear no Campeonato Paulista por conta de uma lesão. Voltou ao sub-20 com Sylvinho e chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-17. Depois, foi chamado para treinos e jogos por Vítor Pereira.

Em março deste ano Biro renovou contrato com o Corinthians até o fim de 2027, com multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 275 milhões) para clubes do exterior.

 

By Alessandra Gomes

Deixe um comentário

Confira!