Itaquaquecetuba destina R$ 19 milhões para modernização tecnológica e inclusão social

O novo Paço Municipal de Itaquaquecetuba será um dos mais avançados do Estado, com um projeto que visa expandir os serviços públicos disponíveis à população.

Eduardo Boigues (PL), prefeito da cidade, lançou um ambicioso plano de modernização que abrange a reforma total do Paço Municipal e a construção de uma nova área administrativa. Um investimento de R$ 19 milhões será realizado para essas intervenções, permitindo que a gestão local ofereça um atendimento mais ágil e integrado ao cidadão, com ênfase em tecnologia e acessibilidade. Boigues afirma que essa obra é não apenas necessária, mas também um progresso significativo para os moradores e servidores da cidade, que terão melhores condições de trabalho.

As obras começaram no dia 7 de maio e estão previstas para serem concluídas em até 24 meses. O projeto inclui a modernização da sede atual do governo municipal, situada na Vila Virgínia, além da construção de um anexo.

Com essa iniciativa, a área total do complexo administrativo será ampliada em 5.195,20 metros quadrados. Após a conclusão das obras, as secretarias municipais e setores que atualmente funcionam fora do Paço poderão ser reunidos em um só local, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços da prefeitura.

Os recursos financeiros, somando R$ 19.099.127,83, foram obtidos por Boigues por meio da Desenvolve SP – uma agência de fomento vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. A empresa Vigent Construções Ltda., vencedora da licitação, ficará encarregada da execução do projeto.

O planejamento contempla uma reforma completa tanto dos ambientes internos quanto externos da prefeitura. Isso inclui a renovação da fachada com vidro laminado, substituição total dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização abrangente dos espaços, modernização das infraestruturas tecnológicas e adequações necessárias para garantir acessibilidade. Também será implementado um sistema de proteção contra incêndios.

Além disso, o projeto prevê o paisagismo externo, renovação dos banheiros e instalação de um sistema fotovoltaico para promover a geração de energia e outras soluções que melhoram a eficiência energética do edifício.

O novo prédio da Prefeitura de Itaquaquecetuba se destacará por ser um dos mais modernos e bem equipados do Estado, atendendo integralmente às normas técnicas vigentes e oferecendo melhores condições de trabalho para os servidores municipais. Estes ainda contarão com refeitório, cozinha e áreas destinadas ao descanso.

Reeleito em 2024 com 92,9% dos votos válidos, Boigues enfatiza a necessidade de que a estrutura pública evolua juntamente com o crescimento da cidade: “Os prefeitos anteriores não priorizaram investimentos na infraestrutura. Esse tipo de aplicação é crucial e estratégico para melhorar o atendimento ao cidadão e às equipes que trabalham na prefeitura”, declarou o prefeito.

O post Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em interação tecnológica e acessibilidade apareceu primeiro em A Semana.

By São Paulo em Foco

Confira!