O supertelescópio espacial internacional James Webb capturou novas fotos de uma galáxia conhecida como “galáxia fantasma”, a Messier 74, também conhecida como NGC 628. O apelido foi dado por causa do fato de que o sistema é bastante difícil de ser observado sem um equipamento profissional. As imagens foram divulgadas pela ESA, a agência espacial europeia, na manhã desta segunda-feira (29).
Uma delas foi feita apenas com instrumentos do supertelescópio e uma composição de dados tanto do Webb como do telescópio Hubble, que mostra a galáxia perfeitamente simétrica a 32 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Segundo a ESA, justamente por causa dessas suas características peculiares, como seus braços espirais bem definidos, a galáxia é um alvo favorito para os astrônomos que estudam a origem e a estrutura dessas formações galácticas.
“A visão nítida do Webb revelou delicados filamentos de gás e poeira nos grandiosos braços espirais da M74, que se estendem para fora do centro da imagem”, afirmou a agência.
Ainda de acordo com a ESA, ao combinar dados de telescópios, os cientistas podem obter mais informações e detalhes nunca antes vistos sobre objetos astronômicos, aumentando o poder de observação de até mesmo um supertelescópio como o Webb.
Como a M74 é perfeitamente simétrica, estrelas, gases e toda a poeira que a formam estão alinhados em braços espirais que se espalham para fora desse sistema.